3 de ago. de 2012

Livro: Amestrando Orgásmos

Livro Amestrndo Orgásmos
Autor: Ruy Castro

Aliando rigor jornalistico ao texto impecável, Ruy Castro se consagrou como um dos escritores mais respeitados do país. É  autor de biografias que se tornaram clássicos brasileiros como
 "Chega de Saudade"- história e as histórias da bossa nova.
"O anjo Pornográfico"-A vida de Nelson Rodrigues e a
"Estrela Solitária"- um brasileiro chamado Garrincha.
Amestando orgásmos reune contos e crônicas publicadas entre 1997 e 2003, em diversas revistas e outras histórias saborosas criadas especialmente para este volume.
Textos com pimenta e irreverência- sexo é apenas um deles.
Algumas passagens que gostei:

Nesta época em que tudo tem de ser politicamente correto e já não se pode falar mal de ninguém, nem quando se diz a verdade, precisamos rever uma série de ideias fixas sobre uma memória que vem sendo perseguida há séculos:
A dos vilões de cinema  e literatura- Somos levados a acreditar que  não passam de um bando de velhhacos, sem carácter, traiçoeiros, sempre prontos a um golpe baixo. Pois bem, está na hora de dar um basta a essa injustiça.
Vamos supor que elese também tenham virtudes.
O capitão gancho, por exemplo, era um deficiente físico. Sua mão foi mordida e mastigada por um crocodilo, o que o levou a implantar um gancho, já que não tinha recursos. Tente cortar as unhas, bater palmas para ver o que é bom.
A história da branca de neve é outra que vem sendo discriminada há séculos como vilã que na verdade era uma gloriosa rainha que sacrificou sua enorme beleza transformando-se numa bruxa para vingar-se da menina e acabou soterrada por uma avalanche.
Outro caso clássico como Frajola e Piu- piu, Cinderela, Alice no país ds maravilhas, A dama e o vagabundo, e mesmo as Aristogatas que deveria ser um filme pró-gatos, há uma cena com um punhado de gatos vadios e desagradáveis, sendo que o herói é na verdade é um rato chamado Roquefort.
Pensando bem, Wlat Disney não podia mesmo gostar de gatos, ficou rico com um rato mudo chamado Mickey e coroou sua fortuna construindo ratoeiras humanas como Disnylandia e a Disney World .
_______________________________________________________________________
Já foi dito que o sexo, quando é bom, é ótimo.Mas quando é ruim, ainda é muito bom.
_________________________________________________________________________
O brasileiro, é meio imediatista e não tem a paciência dos orientais, que já nascem íntimos da eternidade. Mas, particularmente neste caso, não acho que nehum patrício vá se queixar de tão longo aprendizado.Portanto, mãos á obra.
__________________________________________________________________

Até bem pouco, a coisa era diferente, em nome de algo chamado progresso, o homem passava impunemente por cima de qualquer preocupação com os bichos. Se, para construir uma usina nuclear, fosse preciso emprestar um oceano inteiro e exterminar trilhões de peixes, ninguém dava um pio. Hoje é diferente aos oceanos, mas pelo menos, sofrem pesadas multas que, naturalmente não chegam a pagar. Continua-se a exterminar por atacado e temos de nos consolar com a ideia de que, pelo menos no varejo, estamos fazendo algum progresso....

vale a pena ler o livro...
Vanessa de Oliveira

Nenhum comentário: